(47) 3326-3711 site@gastroblu.com.br
A endoscopia digestiva alta diagnóstica, atualmente é um exame que dura poucos minutos, tranquilo e indolor. Em nossa clínica é realizado com uso de sedativos, classificados pela resolução normativa com sedação do tipo II, o que torna o exame confortável e com baixíssimo risco de complicações para o paciente. Além disto, o profissional que o executa possui formação no serviço de Endoscopia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto e titulação pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), chancelado pelo selo qualidade do especialista.
O exame é realizado após um período de 12 horas de jejum para alimentos em geral . No dia do exame não deverá ingerir medicamentos. Recomenda-se, se possível, não trazer crianças junto com o acompanhante. O paciente deverá comparecer 15 minutos antes do horário marcado, com roupas confortáveis, sem maquiagem. É solicitado sempre um acompanhante, pois não deverá retornar para casa sozinho e nem dirigir.
No momento do exame o paciente será orientado a retirar próteses dentárias móveis. Será administrado um spray para diminuir a sensibilidade na garganta a base de xilocaína, e administrado na veia um sedativo a base de midazolan e meperidina, que deixará o paciente sonolento por alguns minutos a fim de não sentir desconforto durante o exame.
A seguir, o aparelho chamado endoscópio será introduzido cuidadosamente pela boca. Trata-se de um tubo fino e flexível, que deslizará tranquilamente pela garganta obtendo imagens do esôfago, estômago e duodeno. Esta imagens serão registradas no laudo a ser entregue ao paciente .
Frequentemente é feita uma pesquisa da presença de uma bactéria no estômago chamada Helicobacter Pylori. O exame é feito durante o procedimento endoscópico, através da coleta de um pequeno fragmento da mucosa do estômago, chamado teste da urease, cujo resultado constará no relatório final do exame. Em alguns casos específicos poderão ser coletadas outras amostras (biópsias), dependendo dos achados em cada exame, e enviadas para um laboratório para análise. Isto demora alguns dias para se obter o resultado. Mas caso ocorra est coleta, sempre será informado ao paciente verbalmente e por escrito, quando o mesmo for liberado.
Após o exame, o paciente será conduzido a uma sala de repouso, onde aguardará em uma poltrona confortável, até a melhora dos sintomas da sedação (em média 30 minutos a 1 hora), junto com seu acompanhante, que será orientado verbalmente e por escrito, pelo próprio médico que realizou o exame, o resultado preliminar e as orientações pós-exame. As mesmas serão reforçadas pela enfermeira assistente no momento de sua liberação. Nestas orientações , consta também o número de nosso contato telefônico para o caso de qualquer intercorrência ou necessidade de esclarecimento adicional.
Após a liberação o paciente, ao chegar em casa poderá realizar uma dieta branda, poderá voltar a utilizar seus medicamentos rotineiros, mas não deverá dirigir nas próximas 6 horas pós-exame.
Nosso serviço segue rigorosamente o protocolo das determinações de desinfecção e esterilização dos materiais utilizados, segundo a resolução normativa número 6 de primeiro de março de 2013 do Ministério da Saude, verificados nas inspeções realizadas pelos técnicos habilitados para obtenção do alvará da vigilância sanitária.
VOLTAR
Baviera Office
Rua Nereu Ramos, 165
- Sala 501
Centro - Blumenau / SC
Horário de Atendimento:
Segunda à Sexta | 07h30 às 18h00
Copyright © 2021 - GASTROBLU - Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva | Desenvolvimento RB Creative